O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou durante uma entrevista para a rede americana NBC, que o presidente da China, Xi Jinping, visitará a Casa Branca até o fim de 2026.
“Ele virá à Casa Branca, sim, no final do ano. Temos um ótimo relacionamento. E, sabe, é importante que eu tenha um bom relacionamento e que ele tenha um bom relacionamento comigo. Precisamos ter um bom relacionamento — estes são os dois países mais poderosos do mundo […]”, disse Trump.
A entrevista foi gravada na quarta-feira (4), no mesmo dia em que os líderes conversaram por telefone. Segundo o presidente americano, os dois se falaram por cerca de uma hora. Durante a entrevista ele também reforçou que irá para a China em abril.
Trump relatou que na conversa com XI, também discutiu uma série de questões geopolíticas incluindo Taiwan, Irã e a guerra da Ucrânia.
O presidente americano também relatou que eles falaram sobre potenciais compras chinesas de petróleo e gás dos Estados Unidos.
A China está entre os maiores compradores mundiais de produtos energéticos russos, embora Trump não tenha parado de aplicar novas tarifas sobre Pequim como punição, como fez com a Índia.
