O Befica lançou uma campanha publicitária em vídeo para lançamento de uma nova camisa onde um jogador negro aparece “roubando” o item.
O vídeo foi publicado nas redes sociais do clube com o texto “somos suspeitos, mas gostamos muito”.
A peça publicitária é inspirada no seriado da Netflix “Lupin”, estrelado por Omar Sy. No vídeo, porém, no lugar do “ladrão de casaca”, quem aparece é o atacante Dodi Lukebakio, do Benfica. O jogador está em um galpão disfarçado como auxiliar de limpeza. Ele entra em uma sala, “rouba” uma caixa com as novas camisas. Veja:
O vídeo causou polêmica nos comentários ao associar o jogador negro à prática de um crime e durante a semana onde o time está no meio de uma investigação sobre o caso de possível racismo do argentino Gianluca Prestianni contra o atante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Jr.
“Muito criativo colocar uma pessoa negra para roubar a camiseta. Parabéns para a galera do Marketing. Aparentemente o racismo é um crime tratado com flexibilidade em Portugal”, reclamou um internauta.
Sobre o ocorrido na partida no Estádio da Luz, a Uefa e o governo português abriram investigações para apurar o ocorrido. Prestianni negou ter chamado Vini de “macaco”. Já o Real Madrid cobrou rigor na apuração.
