Instituição irregular para idosos e dependentes químicos é interditada em Suzano; homem foi preso


Imóvel que funcionava irregularmente foi interditado em Suzano
Divulgação/Polícia Civil
Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira (16) durante uma operação conjunta da Polícia Civil, Vigilância Sanitária Municipal e Guarda Civil Municipal que interditou um imóvel no bairro Chácaras Casemiro, em Suzano. O local abrigava simultaneamente uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e uma Comunidade Terapêutica (CT), ambas sem qualquer licença ou autorização sanitária.
Durante a ação, foram encontradas 16 pessoas morando no local, sendo cinco idosos. Todos viviam em condições precárias de cuidado e infraestrutura.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Um dos moradores, acamado e com ferimentos na pele, estava sendo tratado com remédio veterinário, o que exigiu atendimento médico imediato pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em abril, uma casa de repouso clandestina foi interditada pela Vigilância Sanitária em Mogi das Cruzes.
Casa de repouso clandestina é interditada pela Vigilância Sanitária
De acordo com o boletim de ocorrência, a fiscalização constatou que o imóvel apresentava diversas irregularidades, como ausência de acessibilidade, dormitórios superlotados e sem banheiros internos, além de portas que podiam ser trancadas e falta de itens básicos de higiene.
Também foram encontrados alimentos vencidos e mal acondicionados, produtos de limpeza sem registro, uso de água de poço sem laudo de potabilidade e medicamentos de origem desconhecida, incluindo substâncias controladas, sem prescrição médica atualizada.
A Vigilância Sanitária determinou a interdição total do estabelecimento e o encaminhamento dos acolhidos a locais adequados.
Segundo a Polícia Civil, a situação constatada no local configura crimes previstos no Código Penal, incluindo posse e armazenamento de medicamentos de procedência ignorada e maus-tratos. O responsável pelo imóvel foi preso em flagrante e permanecerá à disposição da Justiça.
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Deixe um comentário

Rolar para cima