A Polícia Federal realizou, na manhã desta segunda-feira (6), uma operação para desarticular o principal núcleo de comando do crime organizado no Amazonas. A ação resultou na prisão de cinco pessoas e no bloqueio de bens avaliados em R$ 122 milhões, nas cidades de Manaus (AM) e Guarujá (SP).
Segundo as investigações, um dos líderes do grupo continuava atuando mesmo estando na Colômbia, onde usava uma identidade falsa. Ele foi identificado como proprietário de parte de um carregamento de mais de duas toneladas de drogas apreendido em setembro de 2024.
Para disfarçar os lucros ilícitos, a organização utilizava de terceiros e de um esquema de lavagem de dinheiro por meio de fintechs – empresas de fachada e estruturas paralelas de pagamento.
As transações, realizadas por aplicativos, dificultavam a fiscalização e misturavam valores ilícitos com operações legais. A polícia estima que mais de R$ 122 milhões tenham circulado nessa rede. Parte desses recursos era convertida em criptoativos e enviada ao exterior, principalmente à Colômbia, como forma de pagamento a fornecedores de drogas.
A localização dos alvos contou com apoio estratégico que forneceu informações de inteligência essenciais para o sucesso das diligências. A operação também teve colaboração de autoridades policiais colombianas.
*Sob supervisão de Tonny Aranha