Com nova frente fria no Brasil, risco de temporais aumenta no Sudeste

Com a passagem de uma nova frente fria que se espalha pelo Brasil, o risco de temporais volta a aumentar na região Sudeste do país ao longo desta semana. Segundo a Climatempo, nesta segunda-feira (19), essa frente fria pode ter influência sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A agência de meteorologia aponta que, na terça-feira (18), a nova frente fria permanece entre São Paulo e Rio de Janeiro, mas passa a ganhar impulso e se desloca para o Espírito Santo e para o centro-leste e norte de Minas Gerais na quarta-feira (19).

De acordo com a previsão, nesta segunda os paulistas podem observar um dia marcado por muitas nuvens e condições para pancadas de chuva e raios, principalmente durante a tarde e à noite. Já na região do Triângulo Mineiro e no estado do Rio de Janeiro, a segunda terá alguns períodos com o sol em meio a tempo nublado e abafado.

 

Ao longo de terça-feira (18), a frente fria deve ficar quase parada próximo ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, fato que pode manter a concentração das áreas de chuva sobre os estados, incluindo o oeste e o sul de Minas Gerais.

Segundo a Climatempo, a friagem não deve ser forte e não existe a expectativa de uma queda de temperatura muito acentuada e prolongada no Sul e no Sudeste nos próximos dias.

Na última semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para três regiões do país. A previsão era de que uma chuva volumosa, quedas de granizo e rajadas de vento superariores a 100km/h atingissem os estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil entre a madrugada de domingo (16) e esta segunda.

Alerta de temporal em SP

Após semanas de instabilidade climática em São Paulo, a Defesa Civil emitiu, na manhã do último sábado (15), um novo alerta para chuvas fortes, raios e rajadas de vento que podem superar 70km/h no começo desta semana. O comunicado também deixa a população em alerta, após o aviso da possibilidade de granizo isolado em diversas regiões do estado.

Essa condição se favorece em razão de uma passagem de frente fria que irá atingir o Sul e se estenderá ao Sudeste do país. A previsão é que a queda dos termômetros aconteça entre domingo e segunda-feira.

Temporal com vento de mais de 97 km/h

Na noite deste domingo, ventos de até 97,8 km/h foram registrados durante passagem de um temporal, em Porto Alegre (RS). A velocidade foi constatada pelo Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre), na zona sul da capital gaúcha.

As fortes rajadas causaram principalmente queda de árvores e galhos. Também teve registro de danos em telhados e falta de energia elétrica.

Conforme último balanço divulgado pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), às 7h desta segunda, há 9 pontos com bloqueio total e 9 pontos com bloqueio parcial por causa do temporal.

Deixe um comentário

Rolar para cima